sábado, 10 de agosto de 2013

Breve resposta ao SUPOSTO "declínio" da Análise do Comportamento

Como, infelizmente, não foram todos que tiveram acesso à apresentação do meu trabalho no III Encontro Regional de Psicologia, deixo aqui as (poucas e mais óbvias) 5 razões que mostrei que evideciam que a Análise do Comportamento NÃO está em decadência como disse, em sua palestra, o Prof. Oswaldo H. Yamamoto, a quem tenho grande respeito, pelo simples reconhecimento de que Skinner é mal-compreendido e criticado erroneamente.

1) Alguns países que têm representantes e associações ligadas à ABAI (Association for Behavior Analysis International): Estados Unidos, Brasil, Colômbia, Espanha, Índia, Suíça, Albânia, Itália, França, Austrália, Irlanda, Bermudas, China, UK, Israel, Japão, Jordânia, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Noruega, Canadá, Polônia, México, Suécia, Taiwan, África do Sul, etc. (fonte: www.abainternational.org)

2) Alguns temas trabalhados por essas Associações e pela ABAI: Comportamento animal; Autismo; Robótica (evidenciando o papel da AC na ENGENHARIA e também no DESIGN); Sociedades Sustentáveis (evidenciando o papel da AC na ARQUITETURA E URBANISMO e também no DESIGN); Comportamento Militar; Coaching; Gerontologia; Medicina Comportamental; Crimes, Delinquência e AC Forense; Prática baseada em Evidência; Análise Experimental do Comportamento Humano; Gambling; Saúde, Esporte e Fitness; História da AC; Neurociências; AC Organizacional; Orientação a pais e famílias; Transtornos Alimentares pediátricos; etc. (fonte: www.abainternational.org)

3) O Brasil tem que perder esse MITO de que a Análise do Comportamento é EXCLUSIVA a psicólogos. Existem arquitetos, engenheiros, designers (como o Alessandro Vieira dos Reis, do blog Olhar Comportamental), biólogos (como o William Baum) e muitos outros "não-psicólogos" que são behavioristas radicais.

4) O Brasil é o primeiro país a fazer as famosas Jornadas de Análise do Comportamento (JACs), evidenciando a força e o interesse no avanço e disseminação dessa ciência no nosso país.

5) O anúncio feito da criação da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) e a própria Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental.

É ÓBVIO que existem muito mais razões pelas quais a AC e o Behaviorismo Radical estão cada vez mais fortes, entretanto, só sendo apontadas essas 5 razões para quem compra qualquer informação que é dita por alguém que tem títulos, já é um começo.


ps.: essas respostas foram "pesquisadas" com a internet 3G da tim, pois estava sem wireless. Então, realmente existem muito mais evidências de que nossa ciência não está em declínio como os psicólogos gostam de disseminar. As postagens anteriores, que são todas em função da criação da ACBr, mostram isso. Nós, no Brasil, somos a segunda maior comunidade de Analistas do Comportamento do PLANETA. Estamos atrás somente do berço: EUA.

2 comentários:

  1. Não há declínio.

    Há invisibilidade.

    Os behavioristas estão escondidos nas universidades, fazendo raizes da abordagem ficarem fortes. Só que raiz cresce e ninguém nota, até que isso se reflita no caule e nos frutos...

    Isto é, é preciso sair das trincheiras acadêmicas e montar empresas, iniciar negócios, oferecer serviços pra sociedade em geral.

    ResponderExcluir
  2. Temos poucos analistas do comportamento em Mato Grosso, mas a população está crescendo. Veja a quantidade de pessoas no nosso Grupo de Estudo e Difusão da Análise do Comportamento! https://www.facebook.com/photo.php?fbid=535487766511779&set=t.100003623027690&type=3&theater ^^

    ResponderExcluir