domingo, 13 de outubro de 2013

ACBr: Representante Estudantil

Como vocês sabem, a Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) está fundada. Agora, eles estão à procura da primeira equipe gestora da Associação. Essa equipe será formada através de votação por parte dos inscritos. Para quem quer saber mais como funcionará o processo, aconselho a ler o Estatuto, fazendo download do mesmo na versão com ou sem quadros explicativos neste link
Enfim, essa postagem se destina a comunicar que o meu nome está na lista dos nomes que podem ser indicados como possíveis representantes estudantis (aqueles associados que comprovaram matrícula em graduação ou pós-graduação). Cada um de nós poderá indicar 4 nomes. Eu gostaria de pedir que os inscritos indicassem meu nome como uma das possibilidades. Mas não peço em vão. Peço porque sempre lutei por aquilo que amo, a Análise do Comportamento e o Behaviorismo Radical. Também sempre defendi sua aplicabilidade, sua filosofia e sua prática enquanto ciência, tanto dentro (principalmente) como fora do ambiente da academia, buscando sempre disseminar e dar mais força a essa ciência do comportamento.
Sou acadêmico do curso de Psicologia no Centro Universitário Cesumar (UniCesumar – Maringá – PR) e pós-graduando em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Análise do Comportamento pelo Núcleo de Educação Continuada do Paraná (NECPAR – Maringá – PR). Ocupo, há dois anos, o cargo de Monitor Teórico da disciplina de Psicologia Experimental e também sou auxiliar bioterista no Laboratório de Psicologia Experimental da instituição, pesando e marcando as caudas dos nossos queridos ratos albinos (com caneta de ponta macia, obviamente! Nenhum deles sofre qualquer tipo de sofrimento desnecessário!). 
As principais áreas que tenho interesse são Comportamento Verbal (a qual dedico horas e mais horas de estudo semanal), Psicoterapia Analítica Funcional, Psicologia Forense, Agências Controladoras do Comportamento e os Efeitos Colaterais do Controle Aversivo, se for pra nomear algumas. 
No dia 23 de setembro, recebi um e-mail apontando que meu artigo intitulado "A causalidade do comportamento verbal desde as operações estabelecedoras até o comportamento não verbal: breves comentários" foi aprovado e fui selecionado como um dos novos colunistas do site Comporte-se: Psicologia Científica, onde buscarei defender e disseminar o poder da Análise do Comportamento por mais uma via.
Meu trabalho de iniciação científica foi sobre agências controladoras do comportamento e teve como título "Agências Controladoras do Comportamento e Liberdade: Como a relação entre ambos repercute no comportamento sexual do homem contemporâneo", escrito em parceria com uma amiga, hoje já graduada e com orientador doutorando e co-orientadora mestre (ambos trabalham com a abordagem comportamental).
Além de ter algumas resenhas críticas de livros do Skinner (O Comportamento Verbal; Ciência e Comportamento Humano; e The Behavior Of Organisms) publicadas no site (EN)Cena, já apresentei alguns trabalhos em congressos com caráter tanto regional como nacional, sempre disseminando e apontando a força que a Análise do Comportamento já tem e que vem ganhando conforme o passar do tempo. Dentre os trabalhos mais bacanas que apresentei estão "Comportamento Verbal: Uma introdução para estudantes de Psicologia e Behavioristas Iniciantes" apresentado na JAC da Universidade Estadual de Londrina (UEL); o trabalho intitulado "Alguns mecanismos de defesa freudianos sob o olhar do Behaviorismo Radical de Skinner" apresentado no I Encontro Sul Brasileiro e VII Encontro Paranaense de Análise do Comportamento ocorrido em Curitiba na Universidade Positivo; além do trabalho que apresentei na própria UniCesumar, no III Encontro Regional de Psicologia, intitulado "As implicações do comportamento verbal no contexto clínico analítico-comportamental", que teve sua origem em outra pesquisa, intitulada "A Influência do Comportamento Verbal na Relação Terapêutica da FAP", que está para ser concluída. Também estou com outros projetos que apontam a aplicabilidade e defendem a filosofia da Análise do Comportamento.
Creio que a possibilidade de ser indicado como o Representante Estudantil da ACBr já é um grande passo na minha carreira enquanto estudante e futuro Analista do Comportamento, mas a efetivação do meu nome como ocupante do cargo me dará muito mais força e voz para mostrar para meus pares e superiores e aqueles que ingressam para o mundo do entendimento do comportamento humano por uma via empírica e científica, que a Análise do Comportamento não só NÃO está morrendo, como apontam alguns professores da chamada "psicologia geral", como está cada vez mais viva e forte (não só no Brasil, mas no mundo), fazendo-se honrar todo o trabalho e obra de B. F. Skinner e outros grandes nomes da área.

Creio que o que tenho para dizer é isso, pelo menos de início. E que, mais do que tudo, a força da Análise do Comportamento e da ACBr se estabeleça cada vez mais, dando espaço para todos aqueles que se identificam com essa ciência e sua filosofia, o Behaviorismo Radical, independentemente de formação ou área de atuação.

ps.: se quiserem acesso ao meu ainda pequeno, mas valorizado currículo lattes, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário