sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Quero saber mais. Por onde começar?

As pessoas querem começar a ter um contato maior com a Análise do Comportamento e a própria teoria do Behaviorismo Radical e muitas vezes não sabem por onde começar. Pois bem, eu fiz uma seleção de livros que talvez seja útil. 


O primeiro livro que eu indicaria seria o Princípios Básicos de Análise do Comportamento do Márcio Borges Moreira e do Carlos Augusto de Medeiros, que é da editora Artmed. É um livro extremamente gostoso de ler, de linguagem muito fácil. É um dos livros que a professora de Psicologia Experimental da minha faculdade usa como base para a matéria, justamente pela simplicidade com que os autores explanam conceitos básicos da Análise do Comportamento, desde os primórdios do Behaviorismo até os procedimentos laboratoriais que devem ser realizados com alunos.


O segundo livro que eu indicaria para se ler é o Compreender o Behaviorismo: comportamento, cultura e evolução do biólogo americano William M. Baum. Este livro também é da editora Artmed. Com a capa preta, como o da foto, é a 2ª edição do livro. Ele possui uma linguagem um pouco mais difícil do que o livro anterior do Moreira e Medeiros, no entanto, não há sofrimento para compreensão do assunto. Esse livro é extremamente abrangente, fala desde as origens filosóficas do Behaviorismo até de temas mais "polêmicos" da teoria, como pensamento, liberdade e cultura.






Creio que depois que uma pessoa tenha lido os dois livros anteriores, ela já tenha maturidade suficiente para ler Skinner no Skinner. E o primeiro livro que eu indico dele é o Sobre o Behaviorismo, da editora Cultrix. O Skinner começa esse livro apontando as críticas recorrentes que são feitas à sua teoria pelos teóricos de outras abordagens da psicologia e de outras áreas da ciência. Durante o livro ele vai respondendo todas essas críticas em capítulos que falam desde o condicionamento operante até o pensamento e o "mundo dentro da pele". Esse livro, por se tratar de ser um original do criador da teoria, digamos assim, torna-se um pouco mais difícil de se ler. Requer um pouco mais de atenção, entretanto, é um livro muito pequeno, que eu brinco: "é o livro de bolso que o Skinner escreveu".








Este livro, o Ciência e Comportamento Humano, do Skinner, é ideal para quem conhecer mais profundamente o Behaviorismo Radical e o poder que ele tem, em minha opinião. Ele é bem mais longo que os anteriores, de quase 500 páginas, pela editora Martins Fontes. A capa da foto é da 11ª edição. Este é um dos livros nos quais o Skinner fala de sua teoria pelo mais científico possível, porém de maneira "dinâmica", digamos assim; apontando vários experimentos e dando vários exemplos para explicar conceitos mais complexos. É um livro de difícil linguagem que requer dedicação de quem o lê e não estiver acostumado com a linguagem de "originais". Mas vale muito a pena ler esse livro. Muito mesmo. Falando de um modo mais informal e pessoal, é um livro que eu terminei de ler e falei: "que livro brilhante!", porém, este foi um pensamento que me ocorreu durante toda a leitura. 




Este último livro que eu indico nessa postagem, o Questões Recentes na Análise Comportamental, também do Skinner, pela Papirus Editora, é extremamente gostoso de ler. É de leitura muito rápida. Li em 6 dias. No entanto, é um livro que já se encontra esgotado. Para ter acesso a ele é necessário virar rato de sebos (mesmo que sejam os onlines como a Estante Virtual). É um livro onde o Skinner fala de como a teoria dele se encontra na contemporaneidade. Ele abrange temas desde psicoterapia até cultura. Como disse uma professora minha, de Teorias e Técnicas Psicoterapêuticas Comportamentais: "O Skinner teve sorte de viver até tão tarde e ter podido escrever sobre a teoria dele nos tempos atuais". Este livro é de 1989 (lançado no Brasil em 1990).

Eu creio que esses livros sejam os ideiais para quem quer começar a conhecer um pouco mais a fundo a teoria skinneriana e a Análise do Comportamento. Em breve, numa outra postagem, farei outras indicações de livros só do Skinner, pela ordem que eu li, que achei satisfatória. 
Todavia, antes de terminar essa postagem, gostaria de indicar um livro para quem está mais interessado pela Psicologia Experimental. É o livro A Análise do Comportamento no Laboratório Didático, da Maria Amélia Matos e Gerson Yukio Tomanari, de linguagem muito fácil e dinâmica. É pela editora Manole. Ele fala passo a passo cada procedimento laboratorial, abrangendo também como se cuida de um biotério, como se segura um sujeito experimental e até mesmo os motivos pelos quais o rato albino é considerado o sujeito experimental ideal. 


Bom, termino essa postagem por aqui. Como disse, em breve farei outras indicações, somente com a obra do Skinner. Eu realmente espero que tenha sido útil de alguma maneira, embora ache que tenha deixado muitos livros para trás.


5 comentários:

  1. Livros muito bons! Acho interessante, também indicar uma leitura recente e nacional, como: N. B. e Cassas, F. A. (Orgs). Clínica analítico – comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto alegre: Artmed.
    É um livro que oferece conceitos e aplicações, importantes para solidificar o entendimento da AC.

    http://dimensaodoabsurdo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse livro é muito bom! Só não indiquei ele e alguns outros, como aquele do Guilhardi e Abreu, porque estão mais para o âmbito clínico mesmo. Mas muito legal, me dá a chance de fazer outra postagem sobre livros com este caráter! Obrigado pelo comentário, Erick!

      Excluir
    2. Legal. Eu gosto de livros clínicos, pois é possível ver AC sendo colocada em prática, nao ficando apenas nos aspetos teóricos.

      Excluir
  2. Outro livro interessante: Sidman, M. (2011). Coerção e suas implicações. Campinas, SP: Livro Pleno. (Publicação original: 1989).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é espetacular. Usei muito ele pra escrever um artigo científico sobre comportamento sexual do homem contemporâneo e liberdade.

      Excluir