quinta-feira, 8 de março de 2012

O Behaviorismo de Watson


Resumidamente, o Behaviorismo nasce com John B. Watson nos Estados Unidos através do manifesto “A Psicologia como o Behaviorista a vê”, de 1913. Nele, Watson, que foi o aluno mais jovem a obter título de doutor na University Of Chicago, apresenta claramente sua vontade de criar uma nova escola de pensamento e ir contra o que a Psicologia estava proporcionando na época: o entendimento do homem através de métodos mais mentalistas e pouco científicos, por assim dizer; como, por exemplo, a introspecção, que é considerada “a autoanálise da mente para inspecionar e relatar pensamentos ou sentimentos pessoais” (SCHULTZ & SCHULTZ, p. 85), mas ainda assim ela procurava um embasamento mais objetivo, nas ciências naturais.
Watson, porém, queria que a Psicologia entrasse de vez no campo das ciências naturais, desvencilhando-se daquela metodologia em que estava imersa e se estabelecendo finalmente como ciência. Para tanto, ele apresenta métodos diversificados, somente objetivos, passíveis de observação. Para ele, esses métodos incluíam a observação, o método de testes, de relato verbal e de reflexo condicionado¹, sendo o método de observação é a base para todos os outros métodos.
No entanto, nem tudo foi tão fácil assim, por exemplo, o método de testes já era utilizado pela Psicologia, contudo, Watson propunha que eles funcionassem como amostragens de comportamento e não como instrumento para apontar “qualidades mentais”.
O método de relato verbal também foi bastante criticado uma vez que Watson não dava crédito algum à introspecção, rebatendo as críticas dizendo que “Falar é fazer – ou seja, comportar-se. Falar abertamente ou para nós mesmos (pensar) é um comportamento tão objetivo quanto jogar beisebol” (Watson, 1930).
Já o método do reflexo condicionado foi adotado dois anos depois da publicação do manifesto behaviorista, em 1915. Método o qual Watson foi um grande responsável por disseminar.
Como qualquer tendência que promove novos padrões e metodologias na ciência é criticada, o behaviorismo de Watson não fugiu disso, sendo considerado pelos psicólogos da época uma visão muito radical, que até mesmo para os que defendiam a objetividade na Psicologia, negligenciava processos sensoriais e a percepção do indivíduo.



É óbvio que tal postagem só se faz válida para introduzir o Behaviorismo de forma muito sucinta, sem acrescentar muitos pormenores, os quais serão acrescidos no decorrer do tempo, em novas postagens. Perdoem-me os erros, se esses existirem (e provavelmente devem existir!) e me ajudem nos comentários a escrever cada vez melhor!





¹Reflexo condicionado é um termo cunhado por Ivan. P. Pavlov, antecedente ao Behaviorismo que, obviamente, teve grandes contribuições para o desenvolvimento dessa escola de pensamento. Autor para o qual dedicarei outra postagem, até mesmo para poder embasar-lhes melhor sobre a Psicologia de Watson e o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário