quarta-feira, 7 de março de 2012

Introdução ao Blog

Eu me chamo Renan Miguel, sou paranaense, estudo Psicologia no Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e estou no terceiro ano do curso. A Psicologia, ao contrário do que muitos pensam, não é uma linha de pensamento unificada. Ela propõe várias abordagens teóricas para compreender o mundo e os sujeitos que o habitam enquanto seres humanos. Dentre todas estas abordagens, as quais não são poucas, me identifiquei com o Behaviorismo Radical, proposto por B. F. Skinner, sobre o qual falarei mais tarde, em outra postagem. Óbvio que também falarei das outras abordagens e seus respectivos teóricos: Psicanálise, Psicologia Analítica, Gestalt, Sócio-Histórica, Sistêmica, Cognitivo-Comportamental e outras que me forem pertinentes falar sobre. 
Também pretendo discutir temas atuais que possam, de alguma forma, serem passíveis de uma análise comportamental, abordando conceitos básicos, fundamentações teórico-filosóficas e críticas, obviamente embasados no Código de Ética proposto pelo Conselho Federal de Psicologia.
Discorrerei em alguns momentos sobre temas básicos e também polêmicos, que motivam controvérsias entre teóricos, e alguns tabus encontrados na Psicologia: comportamento, subjetividade, mente, alma, sonho, espiritualidade, sexualidade, consciência, entre outros, porém, sempre embasado na visão behaviorista radical; mas algo já vou lhe adiantar: não se engane quando te disserem que a psicologia é a ciência que estuda a mente ou a ciência que estuda a alma.Tais conceitos - mente e alma - não são compatíveis com um estudo científico, mesmo que nas origens da palavra "psicologia" você encontre que psiqué e logia, do grego, respectivamente signifiquem alma e estudo. 
O que muitos teóricos e o que eu também considero é que a Psicologia estuda o comportamento humano, o qual será tema central deste blog. 
Ao tempo que eu for fazendo postagens, você leitor, entenderá melhor minha posição e ponto de vista acerca do mundo e do homem e também das abordagens que propõem o estudo de tais elementos.
Espero que gostem!


2 comentários:

  1. O blog ficou bem bom... só não demora pra postar de novo moço que isto vai ser interessante!

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar! Já te falei que um dos próximos posts vai ser sobre as diferenças básicas entre Comportamental e Cognitivo-Comportamental. Fica sossegada aí! ;)

    ResponderExcluir