domingo, 14 de abril de 2013

Apresentação de trabalho na JAC - UEL

Hoje teremos um post mais pessoal, sobre minha apresentação do trabalho "Comportamento Verbal: Uma introdução para estudantes de Psicologia e Behavioristas Iniciantes". 
Algumas pessoas pararam e leram o banner. Outras tiraram fotos. Outras simplesmente leram o título e se deslocaram, provavelmente não se interessaram. Eu pensei ter ouvido duas meninas "zoarem" o título. O que talvez tivesse me feito pensar por um momento que "behavioristas iniciantes" fosse um tanto prepotente. O que não me incomodou por muito tempo, uma vez que eu sou um behaviorista iniciante. 
O legal (ou talvez não!) é que dois alunos da UEL leram o meu banner e, de certa maneira, disseram que minha pesquisa foi um tanto quanto básica. Com referências básicas, porque é o que eles aprendem no segundo ano da graduação. Ok. Eu fiquei pensando sobre isso e até cheguei a ficar um pouco triste. Entretanto, eu fiz esse trabalho preocupado com a minha realidade... Em que não existe nenhuma disciplina que fale sobre o comportamento verbal skinneriano de maneira satisfatória (e essa não é uma reclamação só minha em relação à minha instituição).
Bom, acho que se o meu artigo for publicado (o que talvez não ocorra, por causa da "basicidade" dele) talvez ajude aqueles que, como eu, não tiveram oportunidade de conhecer o comportamento verbal de uma maneira mais aprofundada. Talvez tenha valido a pena. Espero que sim.
No mais, a JAC foi um sucesso e o Dr. Botomé é simplesmente incrível, como todos já devem saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário